Você sabia que é possível receber salário maternidade mesmo estando desempregada? Se você é gestante, ou tem filho(a) menor de 5 anos, pode ter direito.
O salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS quando uma mulher (ou, em certos casos, um homem) tem um filho, passa por um aborto não criminoso ou adota uma criança, incluindo a guarda judicial para fins de adoção.
A gestante desempregada pode ter direito ao salário-maternidade mesmo quando está sem contribuir para o INSS, desde que ainda esteja no período de cobertura dos seus direitos (período de graça).
O benefício pode ser pago para as seguradas desempregadas, que já tiveram registro na Carteira de Trabalho ou contribuíram para o INSS, que estejam grávidas ou tenham filhos menores de 5 anos.
O benefício é pago durante os 4 primeiros meses após o parto ou pode ser pago o valor total em uma única parcela, se o requerimento for feito depois de 4 meses que a criança nasceu.
Se você está grávida ou tem um filho com menos de 5 anos, é muito importante saber os seus direitos e verificar se você pode receber esse benefício.
Estamos disponíveis para responder suas dúvidas, é só clicar aqui.